quarta-feira, 3 de abril de 2024

Interlocuções abre espaço para o debate sobre a crítica cultural no jornalismo

Em tempos de informação fragmentada e digital, a programação do 32º Festival de Curitiba discute o texto crítico no teatro e nas artes em geral

Debate será mediado pelo jornalista Sandro Moser / Foto: Annelize Tozetto

Houve um tempo em que a crítica cultural ocupava espaço de destaque nos grandes veículos de comunicação e tinha aspecto determinante para o sucesso ou fracasso de um espetáculo teatral, por exemplo. Hoje, a mídia tradicional praticamente não publica mais críticas e as resenhas se espalharam e se pulverizaram por diversos perfis, blogs e portais. O Festival de Curitiba reúne alguns dos principais nomes das redações culturais para apontar caminhos e refletir sobre o passado, o presente e o futuro da crítica e dos críticos culturais do país.

Na quinta-feira (4 de abril), os jornalistas e críticos teatrais Ubiratan Brasil, Kil Abreu e o Daniel Schenker e outros convidados presente no Festival de Curitiba, com mediação do jornalista Sandro Moser, analisam a perda de espaço, relevância e sentido da crítica teatral na imprensa contemporânea e questões correlatas como a influência na crítica na carreira de um produção, a crítica acadêmica x jornalismo e a possibilidade do surgimento de novas vozes, linguagens e ferramentas para a atuação do crítico cultural. A participação é gratuita, sujeita a lotação do espaço.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Ourocard, Sanepar e Tradener - Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel - Pura Energia, Brose,  UNINTER e GRASP. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Este é o INTERLOCUÇÕES, ações formativas do Festival de Curitiba que visam a ampliar a experiência e integração entre artistas e público, além de atrair estudantes e grupos estimulando o pensamento sobre as artes cênicas. Os eventos são gratuitos.

Serviço:

Local: Cinepensamento/Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro)

Horário: dia 4 de abril, às 16h.

Entrada Gratuita (sujeita a lotação do espaço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário