Óleo utilizado pela XBLOOM é a melhor alternativa para grandes volumes de fritura
O lançamento de um “fast food saudável” em Curitiba tem gerado polêmica: “Como pode ser saudável se também tem fritura?”, perguntam os mais céticos. A XBLOOM, rede de lanches que abriu recentemente sua primeira unidade da capital no Shopping Palladium, aposta em lanches saborosos, porém nutritivos, como alternativa aos tradicionais sanduíches e combos oferecidos nas praças de alimentação país afora.
No menu da rede, estão sanduíches de proteína vegetal saborizada, bebidas funcionais adoçadas e coloridas 100% naturalmente, sorvetes proteicos e zero açúcar, empanados e snacks – esses últimos fritos em óleo de algodão.
Mas afinal: fritura pode ser considerada saudável?
A fritura pode fazer parte de uma dieta balanceada. Para garantir a qualidade e os benefícios à saúde de seus produtos, a XBLOOM utiliza em sua cozinha óleo de algodão que, segundo o médico Eduardo Fontes, é a melhor alternativa para grandes volumes de fritura e uso recorrente em relação aos óleos de soja, milho ou canola.
“O óleo de algodão é rico em nutrientes como a vitamina E, um importante antioxidante. Além disso, ele também é estável em altas temperaturas”, explica Fontes.
A estabilidade em altas temperaturas é crucial para que a fritura não atinja o temido “ponto de fumaça” – o que, no caso do óleo de algodão, só ocorre após 227 °C. É o momento em que o óleo esquenta demais e começa a fumegar, causando sabor e odor de queimado, devido à sua carbonização. Segundo o médico, é a partir dessa temperatura que o glicerol - ou glicerina - se quebra e forma a acroleína, uma substância irritante para a garganta e os olhos – e considerada cancerígena.
“A pior parte do óleo chegar ao ponto de fumaça é que ele acaba oferecendo inúmeros malefícios para o organismo, pois são formados produtos tóxicos ou cancerígenos, tais como acroleína e peróxidos”, explica Fontes. E continua: “Além disso, as alterações físicas e químicas dos óleos de fritura podem levar à produção de aldeídos, cetonas, radicais livres e ácidos graxos trans que são incorporados aos alimentos fritos e também são prejudiciais à saúde. Esses compostos podem causar doenças cardiovasculares, câncer, artrite e envelhecimento precoce”.
Para evitar tais alterações, a XBLOOM conta com um rigoroso controle de qualidade e de temperatura em suas operações, com trocas regulares do óleo de fritura e termostatos, para garantir que a temperatura nunca chegue ao ponto de fumaça.
Sobre a XBLOOM
A rede de “fast good”, que tem Xuxa como sócia e embaixadora, oferece lanches, bebidas e sobremesas funcionais, com produtos 100% vegetais, fortificados e com zero caloria vazia, sem abrir mão do sabor. A XBLOOM foca na saúde do consumidor, sem esquecer do meio-ambiente: as embalagens são 100% biodegradáveis; a operação é totalmente elétrica e o combustível fóssil e o plástico utilizados por fornecedores são compensados pela compra de créditos de carbono.
Serviço:
XBLOOM Fast Good
Shopping Palladium | Praça de Alimentação – piso L3
Horário:
Segunda a sexta – 11h às 23h;
Sábados – 10h às 23h;
Domingos – 11h às 22h.
Redes sociais: https://www.instagram.com/xbloom_palladiumcuritiba/
Nenhum comentário:
Postar um comentário