terça-feira, 20 de agosto de 2024

Chia a Granel: Os riscos à saúde e a importância de optar por produtos certificados

Com o crescente interesse pelos benefícios da chia, um superalimento conhecido por ser a maior fonte de ômega 3 vegetal existente, é fundamental que os consumidores estejam atentos aos riscos do consumo do produto a granel.

O Paraguai é o maior produtor de chia do Mundo, porém, a proximidade do país com o Brasil possibilita que a semente seja trazida sem os devidos cuidado com as questões legais, o processamento, transporte e armazenamento. 

Sem o processo de importação legal, rastreamento e fiscalização adequada, a chia a granel pode representar sérios perigos à saúde, incluindo contaminação com presença de resíduos de insetos, fungos e outras contaminações fisico/químicos e microbiológicas. O produto não passa pela fiscalização dos órgãos competentes, deixando o consumidor exposto a essas ameaças.

Já a chia embalada, ao contrário da chia a granel, é submetida a controles de qualidade rigorosos, garantindo segurança ao consumidor. A Produza Foods, por exemplo, empresa brasileira com fazenda de produção de chia no Paraguai, detém 10% da produção do país e oferece produtos que passam por certificações renomadas, como Certificação FSSC-22.000, Kosher, Smeta, Orgânico com abrangência Brasil, EUA e Europa. Essas certificações garantem que o produto esteja em conformidade com todos os padrões de segurança alimentar, sendo apto para consumo seguro, atendendo inclusive a rigorosos mercados internacionais.

“Em um cenário onde a busca por alimentos saudáveis cresce continuamente, é essencial que os consumidores façam escolhas informadas. Optar por chia embalada e certificada é garantir a segurança e a qualidade do produto, evitando os riscos associados ao consumo de chia a granel”, explica Daniel Hatschbach, diretor da Produza Foods. A empresa fornece a matéria prima da Chia às maiores e melhores empresas do Brasil e abrange por volta 80% desse segmento.

Inovações e Praticidade no Consumo de Chia

Além da chia em grãos, a Produza Foods inova ao oferecer o produto em formatos como o óleo de chia (Olichia) e a farinha de chia. O óleo de chia é uma fonte rica em ômega 3, ideal para ser usado nas saladas, molhos, caldos, pizzas, entre outros, sempre na finalização dos pratos. E o melhor é que existem opções saborizadas como alho, orégano e manjericão. Com apenas 13ml do produto, é possível garantir a quantidade diária de ômega-3 recomendada.

Já a farinha de chia serve como uma alternativa saudável ao trigo, ideal para diversas receitas. É rica em fibras, o que aumenta o tempo de digestão dos alimentos e diminui a fome. A farinha de chia também é rica em cálcio, fósforo e magnésio, o que ajuda a manter os ossos mais resistentes.  

Serviço: 

Para mais informações sobre a Produza Foods e seus produtos, acesse: https://produzafoods.com.br/

Foto: Dari Mees Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário