Produção busca educar, sensibilizar e mobilizar público em relação a exames preventivos e ao dia-a-dia da pessoa com câncer
A FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - se uniu em parceria com a Estevacine Filmes para realizar o curta-metragem "Espelho Meu". Estrelado pela atriz Kika Kalache, o roteiro ficcional é inspirado em histórias reais sobre a jornada de tratamento do câncer de mama e seus desafios. Aproximando todos os setores da sociedade em um importante diálogo, o projeto busca ampliar o acesso a informações sobre o câncer de mama, utilizando a arte e a cultura como ferramentas de sensibilização. Desmistificando o câncer de mama, reduzindo tabus e estigmas associados à doença, o filme destaca a importância do diagnóstico precoce e busca estimular a prevenção primária através do incentivo ao acompanhamento médico regular.
O enredo de "Espelho Meu" acompanha Clarice em sua jornada de tratamento oncológico, que envolve sessões de quimioterapia, mastectomia integral de uma das mamas e todas as transformações físicas, emocionais e familiares vividas ao longo de dois anos. Assim como no caso de tantas outras mulheres em nosso país, Clarice também precisa lidar com o abandono de Valter, seu marido - interpretado por Sérgio Pardal, que decide pelo fim do casamento em meio a este momento tão sensível. Sua verdadeira fonte de apoio vem de sua filha Amanda, interpretada por Giovanna Rispoli, que permanece ao seu lado em todos os momentos.
Transitando entre alguns dos desafios mais relatados por mulheres brasileiras que vivem a jornada oncológica, a produção tem o propósito de inspirar, promover empatia, esperança e oferecer uma maior compreensão sobre os impactos reais da jornada de tratamento na qualidade de vida de nossas mulheres.
“O curta 'Espelho Meu' ilustra com sensibilidade a importância do diagnóstico precoce, o impacto profundo que o câncer tem sobre a vida das mulheres e de suas famílias, e, principalmente, como a falta de apoio pode impactar diretamente na qualidade de vida e nas condições de tratamento das pacientes. Para nós, esta produção é uma ferramenta poderosa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e inspirar cada vez mais pessoas: tanto a realizar exames preventivos, como a oferecer suporte e acolhimento àqueles que estão passando por situações semelhantes”, destaca a Dra. Maira Caleffi, mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Fundadora da FEMAMA.
O acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado é fundamental para reduzir casos como o de Clarice, que representa milhares de mulheres brasileiras. Alexandre Estevanato, Diretor Executivo da Estevacine Filmes, acrescenta: “Estamos muito orgulhosos em ter a parceria da FEMAMA neste projeto tão significativo. ‘Espelho Meu’ não é apenas um curta, mas uma forma de sensibilizar e educar o público sobre o câncer de mama. Através da narrativa íntima e realista da personagem de Kika Kalache, buscamos promover um maior entendimento e empatia em relação àqueles que convivem com a doença.”
Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, representando a voz das pacientes oncológicas na busca por mais acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos ágeis e adequados. Presente em 20 estados brasileiros e DF através de mais de 70 OSCs de apoio a pacientes associadas, a FEMAMA é a maior federação representativa em atuação no Brasil e América Latina.
Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.
Sobre a Estevacine Filmes
A Estevacine Filmes é uma produtora de cinema independente que há 18 anos atua no mercado nacional com a produção de conteúdos audiovisuais comerciais e institucionais, além de obras de cinema. Desde 2006, 20 filmes já foram produzidos. As obras produzidas pela Estevacine percorrem o mundo por meio de festivais de cinema e tem premiações e participações importantes em eventos de prestígio, como o Festival de Cinema de Gramado, Mostra Internacional de São Paulo, Cine de Infância e Juventude, na Colômbia, entre outros. As produções da Estevacine já contaram com grandes nomes da teledramaturgia brasileira, como Nicette Bruno, Eva Wilma, Helena Ranaldi e Milton Gonçalves, além do Dr. Drauzio Varella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário