Com mais de mil donos de estabelecimentos no seu portfólio, Bianca Fraga se tornou referência em gestão de negócios gastronômicos e prevê faturamento de R$ 1M em 2024
Bianca Fraga / Crédito: Divulgação |
Sócia de dois estabelecimentos na área de gastronomia e fundadora de cursos online e consultorias para restaurantes, hoje a carioca Bianca Fraga fatura R$ 800 mil por ano. Ela começou a compartilhar seus conhecimentos de gestão de bar e restaurantes em suas redes sociais, durante a pandemia. Em dois meses, foram 40 consultorias gratuitas. Foi aí que Bianca encontrou uma oportunidade voltada para donos de negócios gastronômicos. A empreendedora, com 30 anos de idade, é referência mercado gastronômico, tem o selo de Expert do IFood e é professora do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro.
Manter um bar e restaurante aberto é um desafio constante. Muitos empresários enfrentam dificuldades na gestão do negócio, o que acaba sendo um obstáculo significativo para sua sobrevivência. Com a pandemia, a situação se agravou ainda mais, pois muitos tiveram que se adaptar ao serviço de delivery. Segundo dados da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a realidade é dura: 8 em cada 10 restaurantes fecham as portas com menos de dois anos de vida. Esse alto índice de mortalidade empresarial é impulsionado principalmente pela falta de conhecimento e capacidade de gestão por parte dos proprietários.
Pensando nisso, Bianca se especializou em gestão de negócios, gestão financeira, gestão de cardápio e gestão de estoque, entre outros cursos. Até que veio a pandemia e para passar o tempo a carioca resolveu compartilhar seus conhecimentos de gestão gastronômica em suas redes sociais gratuitamente. Surgiu o primeiro pedido de mentoria, o segundo, o terceiro e em pouco tempo as consultorias aumentaram e virou um negócio. No início, a empreendedora cobrava R$ 300 por mentoria e ao final do primeiro ano havia faturado R$ 200 mil. Nos anos seguintes, o faturamento foi de R$ 500 mil, em 2022 e R$ 800 mil, em 2023. Bianca diz que seu diferencial é a orientação para tomada de decisão com análises estratégicas baseadas em dados financeiros.
“Vou na contramão do mercado, porque a maioria ensina sobre vender mais e eu ensino sobre fazer a gestão perfeita, a precificação, a gestão do estoque etc. Não adianta dobrar as vendas e o faturamento, se não tiver uma gestão correta. Às vezes você não precisa vender mais, necessariamente, precisa tirar o dinheiro parado do estoque. A venda é consequência da boa gestão”, conta a especialista, que já atendeu mais de mil donos de restaurantes, inclusive fora do Brasil, como Portugal e Japão.
Desde pequena, Bianca Fraga mostrava seu potencial como empresária. Sua mãe conta que ela fazia artesanato com palitos de sorvete, desenhos e vendia para amigos e familiares. Entrou na faculdade de administração em 2012, e pouco tempo depois largou um estágio em uma empresa tradicional de minério de ferro para fazer um estágio voluntário em um restaurante. Fez curso de sommelier de cervejas artesanais, em 2015. Em 2016, desenvolveu a carta de cervejas vencedora do prêmio de Melhor Carta do Rio de Janeiro, em eleição promovida por um grande veículo de comunicação.
No entanto, o caminho até o sucesso não foi fácil para Bianca. Ela enfrentou alguns desafios pessoais, como: o diagnóstico de déficit de atenção, hiperatividade e dislexia. Além disso, morava no quarto de dependência na casa da mãe e não havia muito espaço. “Minhas primeiras consultorias foram dadas com o computador apoiado na tábua de passar roupa. Hoje, tenho uma equipe de 11 pessoas que trabalham comigo”, conta Fraga, que tem dois estabelecimentos gastronômicos, um na Barra da Tijuca e outro no Centro do Rio, além se ser responsável por toda gestão do restaurante Aconchego Carioca.
Em 2021, o IFood convidou Bianca para uma parceria. Ela foi capacitada pra saber tudo sobre o delivery e ganhou o selo de Expert Certificada pelo IFood. “Fazer parte do conselho de experts do IFood chancelou meu trabalho. Eu represento os interesses dos donos de restaurantes, levo para a marca o que está funcionando e o que está ruim para pensarmos juntos nas soluções. São apenas 29 membros em todo o Brasil, há uma troca de experiências e atualizações para que as duas comunidades saiam ganhando” conta a especialista, que tem entre alguns dos seus clientes BiBi Sucos, Aconhego Carioca, Bar do Adão, Ex Touro, Pizzaria do Samba, La Panata, entre outros.
Fraga também se dedica a causas sociais, inspirada pelo exemplo de sua mãe, que sempre trabalhou com voluntariado. Seu próximo projeto será capacitar mulheres de baixa renda para gerenciarem restaurantes.
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