quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Halloween no The American Way Cafe

Gostosuras e Travessuras no restaurante mais americano da cidade

Foto: Patrícia Scarpante

Ao parar no The American Way Cafe, não tem como não lembrar: o Halloween está chegando. E claro, o restaurante mais americano de Curitiba preparou um mês inteiro de gostosuras e travessuras – a começar pela decoração.

O restaurante vermelho e azul se veste de preto e laranja, com abóboras e imagens horripilantes para fazer o cliente entrar no clima de “horror”.

Foto: Patrícia Scarpante

No cardápio temático especial, criações exclusivas da chef Camila Scarpante dão água na boca. O famoso Waffle, destaque na casa, agora aparece no menu na versão sabor abóbora, que aliás, também está presente no irresistível (e diferentão) Milk-shake de abóbora e especiarias. A bebida volta para o cardápio, para alegria dos clientes. Outras novidades são as tortas de batata doce e, claro, de abóbora.

Foto: Patrícia Scarpante

Além do menu temático, o cardápio tradicional da casa continua disponível no melhor estilo norte-americano com panquecas, apple pie, hambúrguer, onion rings, brownie, cheesecake, entre outros.

Serviço:

Halloween no The American Way Cafe & Food

Outubro

R. Gonçalves Dias, 151 – Batel

41. 3121 2917

De segunda a sexta das 11h30 às 21h30;

sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h.

Tempero de Minas celebra 30 anos no coração de Curitiba

Referência de comida mineira na capital paranaense, restaurante no Centro da cidade comemora três décadas de tradição com pratos icônicos 

Divulgação

O Tempero de Minas, um dos restaurantes mais tradicionais de Curitiba, completa 30 anos de história no próximo dia 23 de outubro. Inaugurado em 1995 no Centro da cidade, o espaço foi idealizado por Leodete Culpi e Marília Culpi, que trouxeram para a capital paranaense o conceito inspirado na paixão pela culinária e pela cultura de Minas Gerais.

A convivência com a gastronomia mineira ganhou ainda mais força graças à trajetória de Levir Culpi, marido de Marília e irmão de Leodete. O técnico de futebol viveu por muitos anos em Belo Horizonte, onde conquistou títulos importantes tanto pelo Atlético Mineiro quanto pelo Cruzeiro. Essa imersão na capital mineira foi um estímulo determinante para a criação do restaurante, reforçando a autenticidade dos sabores e do ambiente.

Na decoração, além do estilo típico de Minas, o Tempero de Minas exibe peças históricas da carreira de Levir. Entre os destaques estão um agasalho da Seleção Brasileira de 1972 — quando ele foi campeão do Torneio Sub-20 de Cannes —, além de quadros e camisas dos principais clubes em que trabalhou ao longo de seus 50 anos de carreira.

Divulgação

Desde a inauguração, o restaurante se tornou referência em comida caseira, conquistando gerações de clientes e preservando uma essência acolhedora que atravessa décadas.

Entre os pratos mais pedidos estão a rabada, a feijoada, a galinhada, o tutu à mineira, além da costelinha com canjiquinha e do torresmo crocante — receitas que traduzem o sabor da cozinha mineira e que ajudaram a consolidar a reputação do restaurante como parada obrigatória no Centro de Curitiba.

“Chegar aos 30 anos é motivo de muita alegria. O que nos move é ver clientes que estão conosco desde o começo e que hoje trazem filhos e netos para a mesa. Esse é o verdadeiro significado da tradição do Tempero de Minas”, destacam Leodete e Marília.

Serviço:

Tempero de Minas – Unidade Centro

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 303 – Centro, Curitiba (PR)

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 11h30 às 15h

terça-feira, 14 de outubro de 2025

"Exposição Labirinto" está em cartaz na Caixa Cultural Curitiba

Inédita na capital paranaense, exposição do artista gaúcho André Severo trraz uma abordagem poética sobre a finitude da vida

Exposição "Labirinto", de André Severo  / Cred André Severo

A exposição do artista gaúcho André Severo, "Labirinto", está em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba. A mostra, que propõe uma experiência imersiva que utiliza imagens, sons e textos para provocar reflexões sobre memória, tempo e consciência, é inédita na capital paranaense e pode ser conferida até o dia 25 de janeiro de 2026. A visitação ocorre de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. 

Sob curadoria de Marília Panitz, a instalação integra e finaliza a trilogia "El Mensajero", composta também pelas obras Metáfora e Espelho, que abordam os anos da pandemia - período marcado pela interrupção súbita de muitas vidas, forçando profundas transformações individuais e coletivas. Em Labirinto, o ambiente da exposição conta com cerca de 400 fotografias e seis filmes, posicionadas propositalmente em forma de labirinto para provocar reflexões, resgatar memórias e sentimentos sobre finitude do ser. 

Exposição "Labirinto", de André Severo / Cred André Severo

Segundo o idealizador e artista, André Severo, a exposição é uma obra-libelo – não se tratando de discurso direto e sim de uma manifestação poética, construída a partir de ruínas que revelam vestígios visuais de situações e pessoas que passaram a existir somente no campo da lembrança e, ainda assim, podem provocar sentimentos intensos. “Mergulhamos nas imagens ‘daquilo que já não é’, mas ainda pulsam, soam e nos abduzem para dentro de suas linhas de fuga”, ressaltou.

Sobre o artista:

Natural de Porto Alegre, André Severo é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem trajetória marcada por projetos como Areal, Lomba Alta e Dois Vazios, além de publicações como Consciência Errante e Soma e Deriva de Sentidos. Atuou como curador associado da 30ª Bienal de São Paulo e co-curador da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza.

Serviço:

[EXPOSIÇÃO] Labirinto de André Severo

Visitação: Até 25 de janeiro de 2026

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba

Horário de visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h

Ingressos: Gratuitos  

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Acessibilidade: As imagens contarão com audiodescrição

Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Cinco benefícios para empresas que investem em segurança cibernética

Especialista em Direito Digital fala sobre as mudanças do E-Ciber e lista 5 benefícios para as empresas que investem em proteção cibernética

Com o E-Ciber, iniciativa privada só poderá atuar com o setor público se comprovar conformidade
Freepik

O Brasil tem uma nova forma para lidar com as ameaças digitais. No início de agosto, o governo federal publicou o Decreto nº 12.573, que institui a Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber). A medida representa a consolidação da segurança digital como política de Estado e tema estratégico para empresas, cidadãos e governo.

Segundo o relatório Cenário Global de Ameaças, elaborado pelo FortiGuard Labs, o Brasil sofreu 314 bilhões de ataques cibernéticos somente no 1º semestre de 2025. Outro levantamento mostra que o volume de ataques contra sistemas públicos e privados no Brasil tem colocado em risco desde serviços bancários até hospitais. Em 2024, o país concentrou quase 40% das ameaças cibernéticas detectadas na América Latina.

“O E-Ciber representa um avanço necessário de modernização e institucionalização da cibersegurança no país. As organizações criminosas migraram para o ambiente digital e a quantidade de crimes virtuais já supera os números dos delitos presenciais”, explica a advogada e especialista em Direito Digital, Alexandra Beck. 

A expectativa é reduzir significativamente os prejuízos com cibercrimes, que em 2024 foram estimados em cerca de R$ 1,5 trilhão, segundo o governo federal. 

Como vai funcionar

O E-Ciber vai funcionar como um plano de longo prazo, que tem o objetivo de aumentar a resiliência digital do país. O plano se estrutura em quatro eixos principais: 

1. Proteção e conscientização da sociedade: campanhas educativas voltadas para ampliar o entendimento sobre riscos digitais,

2. Segurança de infraestruturas críticas: foco em setores como energia, saúde e telecomunicações, cuja interrupção afeta a vida de milhões de pessoas,

3. Cooperação entre setores público e privado: estímulo ao compartilhamento de informações e práticas de defesa em níveis nacional e internacional,

4. Soberania nacional e governança: diretrizes para reduzir a dependência de soluções externas e reforçar a autonomia tecnológica. 

“Para que esse plano funcione, é necessário que o poder público invista em treinamentos básicos para cidadãos, empresas e em rígidos protocolos de resposta em escala governamental. Quanto mais alinhadas essas questões, maior será a capacidade do Brasil prevenir os crimes digitais”, reforça Alexandra Beck. 

A Estratégia Nacional de Cibersegurança prevê ainda medidas voltadas à educação e conscientização, com a inclusão de conteúdos nos currículos escolares, capacitação de professores e campanhas educativas. A coordenação do E-Ciber ficará a cargo do Comitê Nacional de Cibersegurança. 

Novas exigências para as empresas

Com o E-Ciber, todas as empresas – independentemente do tamanho – que desejam manter ou iniciar relações com o governo precisarão ser capazes de diagnosticar vulnerabilidades, implementar um conjunto de diretrizes reconhecidas, validadas e criar políticas eficazes de segurança da informação. 

“Será preciso evidenciar a conformidade em cibersegurança com auditorias, certificações, planos de resposta a incidentes e até um selo nacional de compliance. Para não errar nessa área, a recomendação é buscar a ajuda de um especialista que tenha prática no assunto e saiba como implementar todas as etapas necessárias”, enfatiza a especialista em Direito Digital. 

Custo-benefício

Segundo a especialista, o custo-benefício de investir em segurança digital nas empresas é extremamente positivo. A proteção evita perdas financeiras e legais, melhora a reputação e garante a eficiência das operações.

“O custo médio de uma violação de dados pode ser de milhões de dólares, enquanto o investimento para implementar um plano de cibersegurança é muito menor. É possível se proteger com investimentos iniciais de R$ 5 mil”, conta Alexandra Beck.

Ainda não há um prazo para a adequação das empresas. “Porém, as organizações interessadas podem começar a adotar boas práticas de cibersegurança, seguros contra incidentes e certificações antecipadamente. Como o futuro das relações entre governo e iniciativa privada será digital, é bom que as companhias comecem desde já a se adequar às novas exigências”, complementa a advogada Alexandra Beck. 

Principais impactos sobre as organizações

Para facilitar o entendimento sobre os benefícios às empresas que investem em segurança digital, a especialista elencou cinco fatores. Confira!

1. Maior foco em compliance e gestão de riscos: pequenas e médias empresas terão acesso a planos de conformidade flexíveis e incentivo à adoção dessas práticas,

2. Selo de certificação e seguros: podem gerar custos iniciais. Porém, devem aumentar a confiança do mercado,

3. Impacto proporcional ao porte e setor: empresas que atuam em infraestruturas críticas devem elevar a resiliência e o planejamento de resposta. Outros setores terão orientações adaptadas ao tamanho e risco de suas atividades,

4. Benefícios a médio e longo prazo: melhor reputação, maior confiança de clientes, redução do risco de incidentes e preparação antecipada para normas futuras,

5. Conformidade com a LGPD: a cibersegurança é um componente vital para a LGPD, e a LGPD, por sua vez, eleva a importância da cibersegurança no ambiente corporativo. 

Sobre Alexandra Beck

Alexandra Beck é advogada, especialista em Direito Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e atua em casos de crimes cibernéticos, propriedade intelectual digital e regulamentação de redes sociais. 

Instituto Casa China e APAE realizam corrida beneficente

Divulgação

No dia 18 de outubro, diversas pessoas correrão em prol da APAE de Pinhais, em percursos de 5 km de corrida e caminhada. Toda a renda será revertida aos programas e serviços oferecidos pela instituição, que atende diretamente 150 alunos. Realizada em parceria com o Instituto Casa China, a inscrição tem um valor especial para os clientes e parceiros da Casa China.

A iniciativa, que alia esporte, saúde e solidariedade, deve reunir cerca de 1.500 participantes. As inscrições estão abertas no site https://site.ticketsports.com.br/Inscricao/Categoria.aspx?__idEvento=73538&lang=pt-BR.

A competição premiará com troféus os três primeiros colocados nas categorias masculina e feminina por faixas etárias (14–19, 20–29, 30–39, 40–49, 50–59 e 60+). Todos os atletas que concluírem a corrida ou a caminhada receberão uma medalha de participação.

Segundo o CEO da Casa China, Douglas Nomura, a corrida tem como objetivo unir bem-estar, saúde e inclusão, que também são os pilares do Instituto Casa China. “Para atletas e amantes da corrida, trata-se de uma oportunidade para contribuir com a causa enquanto praticam atividade física”, destaca.

sábado, 11 de outubro de 2025

Seara assume a liderança na categoria de frangos no país

Estratégia de longo prazo focada em valor, conveniência e diversidade de portfólio consolida marca no topo da preferência nacional

Conquista foi validada por uma pesquisa anual da Worldpanel by Numerator 
Divulgação

A Seara, da JBS, tornou-se a marca de frangos com maior presença nos lares brasileiros em 2025. A conquista, validada por uma pesquisa anual da Worldpanel by Numerator, é o resultado de uma estratégia de longo prazo pautada pela inovação contínua, profunda compreensão do comportamento do consumidor e foco em descomoditizar a proteína, elevando a percepção de valor do frango no dia a dia.

O estudo, que analisou o consumo ao longo de 12 meses, confirmou que a Seara alcançou a marca de 60,40% de penetração nas residências do país, superando o desempenho dos concorrentes. Esse indicador reflete o sucesso de uma jornada de transformação que posicionou o frango como uma solução versátil. A marca reconheceu que, embora a proteína esteja presente em 99% dos lares, o consumidor busca constantemente por variedade, conveniência e sabor.

Essa visão foi o motor de uma série de lançamentos estratégicos nos últimos anos. Um dos movimentos mais impactantes foi o lançamento do Frango de Padaria, em 2021. De olho na demanda por praticidade, a marca criou um produto que vai do freezer diretamente para o forno ou air fryer, atendendo ao desejo de uma refeição saborosa e de preparo rápido. A inovação se provou um fenômeno: registrou aumento de 290% em volume em 2022, 110% em 2023 e 60% em 2024, tornando-se a maior inovação da categoria nos últimos anos.

A atenção à qualidade e ao sabor também se destacou na linha Suculentíssimo, que utiliza uma técnica de amaciamento para garantir mais suculência ao frango, desmistificando a ideia de que a proteína não pode ser apetitosa. A marca também se aprofundou nas novas rotinas adotadas após a pandemia, como a popularização das varandas gourmet e do churrasco em casa, investindo em cortes diferenciados para a Linha Churrasco, dentro da Seara Gourmet.

A liderança em cortes temperados de aves e em frangos orgânicos, bem como o alto índice de recompra por parte dos consumidores, também demonstram a lealdade conquistada pela marca. A Seara se diferencia por oferecer um portfólio completo que inclui quatro tipos de frango, além do convencional: orgânico, sem antibiótico e caipira. Essas opções, com criações e genéticas distintas, oferecem escolhas alinhadas às diferentes preocupações e estilos de vida do consumidor.

Agente de transformação

No último evento da APAS, em maio, a Seara reforçou sua posição como agente de transformação ao inovar no segmento de bandejinhas, ampliando o mix com uma embalagem diferenciada para o produto resfriado e com novos sabores, como o de alho na manteiga, para o Frango de Padaria. Outras inovações de destaque no portfólio incluem a extensão da linha Suculentíssimo com um melhor custo-benefício e o lançamento de três coxinhas com sabores distintos para preparo exclusivo em air fryer, e que não possuem fritura.

“A liderança na categoria de frangos é a materialização de um trabalho constante, que coloca o consumidor no centro das nossas decisões”, afirma João Campos, CEO da Seara. “Pensamos o produto como uma solução que facilita rotinas e cria momentos. O sucesso de inovações como o Frango de Padaria e a linha Suculentíssimo atesta o acerto dessa abordagem. Essa trajetória de construção de valor reflete a nossa aposta em um planejamento consistente e o compromisso com a excelência que são premissas desde a aquisição da Seara pela JBS em 2013. E a cada passo, nosso time de mais de 95 mil colaboradores demonstra a dedicação que garante a qualidade que chega à mesa dos brasileiros todos os dias”, complementa.

O bom desempenho da Seara se estende para além da gôndola e se reflete nos resultados financeiros da JBS. A Companhia encerrou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida de US$ 20,9 bilhões, um crescimento de 8,9% sobre o mesmo período do ano anterior. A Seara foi um dos principais vetores desse avanço, registrando margem de 18,1%, a mais alta no segmento.

Para sustentar e ampliar esse alcance, a marca tem impulsionado o crescimento com uma estratégia comercial robusta, que intensifica as ações promocionais e de sell-out e fortalece sua presença de forma integrada nos canais físico e digital. E mais: com o intuito de fortalecer a conexão com seu público, a Seara mantém comunicação ativa e uma presença marcante em territórios de relevância cultural, como grandes festivais de música, como o The Town e o Rock in Rio, além do universo do entretenimento, com Big Brother Brasil, e o mundo dos games, com Gamescom e CCXP.

Fonte: Worldpanel by Numerator | Painel de Lares l Categoria: Frango Regular | Total Brasil | T. Canais | Penetração % | Período: últimos 12 meses terminados em Março 2025 • Tabela de comprovação

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Parque Águas Claras sobe a Serra e leva diversão para as famílias curitibanas no Dia das Crianças

Evento gratuito e com vagas limitadas acontece no dia 12 de outubro(domingo), na Live Curitiba, com brinquedos, atrações, comidas e muitas surpresas para toda a família

Divulgação

Neste Dia das Crianças, o litoral invade a capital paranaense. O Parque Águas Claras, de Matinhos (PR), sobe a Serra para levar alegria e diversão a Curitiba com o evento “Águas Claras em Curitiba”, uma experiência gratuita especialmente criada para a data. A programação acontece no dia 12 de outubro, das 10h às 16h, na Live Curitiba, e promete transformar o feriado em um dia inesquecível para pais e filhos.

“Queremos levar um pouquinho da energia do nosso parque para quem está em Curitiba. Será um dia para se divertir, se conectar e sentir o clima de férias que o Águas Claras representa”, explica Athayde Neto, CEO do Parque Águas Claras.

Além de celebrar o Dia das Crianças, o evento marca também o pré-lançamento do Verão 2026 do Parque Águas Claras, com sorteios, comidas, brinquedos, música e experiências que traduzem o espírito do litoral. E o presente não é só para as crianças, todas as famílias que participarem do evento ganharão quatro ingressos para conhecer o parque Águas Claras (válido por um ano). 

As vagas são limitadas e o acesso será mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no site oficial do Parque Águas Claras.

https://materiais.beachclubaguasclaras.com.br/pre-lancamento-verao-2026

Serviço:

Águas Claras em Curitiba – Especial Dia das Crianças

Local: Live Curitiba – Rua Itajubá, 143, Novo Mundo

Data: 12 de outubro (domingo)

Horário: das 10h às 16h

Evento gratuito – vagas limitadas mediante inscrição

Instagram: @beachclubaguasclaras