segunda-feira, 3 de julho de 2017

Contos de Nanook

Público de Curitiba visita o Polo Norte numa obra contemporânea que flerta com a realidade e o fantástico.

A importância antropológica do povo Inuit é o ponto de partida de Contos de Nanook, que coloca em cena uma proposta de contrafluxo diante da quantidade de informações e da dinâmica tecnológica em que estamos imersos hoje. Ambientado em uma representação hiper-realista do Ártico, o espetáculo tem como referência um dos documentários mais importantes da história do cinema: Nanook of the North, de Robert Flahertly, lançado em 1922. A temporada é de 16 de junho a 16 de julho de 2017, no Teatro Cleon Jacques com ingressos gratuitos. No inverno mais rigoroso de sua existência, Nanook é um esquimó que está à espera da morte. Uma menina o encontra depois de ter atravessado boa parte do Polo Norte. Uma terceira figura, um urso polar, completa este universo marcado por relações de sobrevivência. O encontro improvável entre as personagens se dá em contraste com o frio, o perigo, a melancolia e solidão. Contos de Nanook discute a dizimação de culturas colocadas à margem da sociedade. Para Eduardo Ramos, diretor do espetáculo, o time de profissionais envolvidos na produção foi fundamental no processo de criação, permitindo a construção de uma linguagem particular, sem texto, ancorada no imaginário do público para despertar sensações intensas. Além dos atores Mauro Zanatta, Má Ribeiro e Bruno Lops, a bailarina Malki Pinsag completa o elenco. Edith de Camargo assina a dramaturgia Sonora e preparação vocal, Airton Rodrigues foi responsável pela coreografia e preparação corporal, e também fazem parte da equipe Beto Bruel, Guenia Lemos, Eduardo Giacomini, Marcelino de Mirandha, Léo Moita, Juliana Pedrozo e Laura Haddad.
Outro ponto importante para o projeto, segundo Ramos, é o teatro onde acontece a temporada: “A versatilidade do espaço, as condições técnicas e a história do Cleon Jacques, nos deram a certeza de que se trata do melhor lugar para estrear. Afinal Cleon foi um encenador apaixonado pela ousadia e pela busca de novas formas narrativas, um pioneiro da dramaturgia contemporânea no Paraná. E o teatro que homenageia seu nome tem a missão de perpetuar seu legado, dando espaço para criações de vanguarda e novas linguagens.”
Contos de Nanook é um empreendimento da Photon Cooperativa Cultural com realização da Setra Companhia, produção da Formiga Produtora e Duplo Produções, incentivo do Centro Universitário Internacional — Uninter e da Clínica de Exames de Diagnóstico por Imagem — CEDIP, e apoio do Ap da 13, Cabify, BDrops TV, Labirinto, Locall de Cinema e Televisão, Mundo Livre FM, Padaria América e UniFM. Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço: Contos de Nanook:
Local: Teatro Cleon Jacques
Endereço: R. Mateus Leme, 4777 - São Lourenço
Curitiba – Paraná
Temporada: de 16 de junho a 16 de julho
Dias e horários: Sextas às 20h
Sábados às 18h e 20h
Domingos às 19h
Entrada Franca: os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo
Lotação: 100 lugares
Duração: 1h
Classificação indicativa: Livre
Novos usuários Cabify ganham 30%OFF em 5 corridas com o código CONTOSDENANOOK
Informações: 41 99206-0284 e 3313-7190
Fotos: Amanda Vicentini


Nenhum comentário:

Postar um comentário