Time do portal multiplataforma celebra números representativos, recordes e apresenta novidades
Para comemorar momento histórico, o time do G1 preparou várias novidades para este mês, quando completa 10 anos. O programa Caminhos do Campo do último dia 7 teve participação especial de quatro repórteres do próprio time G1, e um Podcast também foi produzido para a comemoração. Além disso, um portal de retrospectiva foi lançado, com reportagens marcantes e materiais especiais produzidos ao longo destes anos. Na seleção dos acontecimentos, tem curiosidades com animais, crimes de grande repercussão, fatos relevantes, tragédias e boas histórias. É possível acessar este conteúdo pelo site https://g1.globo.com/pr/parana/g1-pr-10-anos/.
Com time de jornalistas atuando em diversas partes do Paraná, o sucesso destes dez anos é notável pelos recordes conquistados e números significativos. O registro é de 1,3 bilhão de acessos e mais de 500 milhões de usuários neste período, de acordo com o Google Analytics. Um dos recordes mais recentes foi a cobertura das eleições municipais de 2020. No dia 15 de novembro, o portal chegou a ter mais de 380 mil usuários por hora. Neste mesmo dia, foram mais de onze milhões de páginas do G1 acessadas no Paraná e aproximadamente um milhão e meio de usuários.
A cobertura da saída do ex-presidente Lula da Polícia Federal, em Curitiba, gerou o melhor dia de audiência de 2019. Naquele dia, foram contabilizados 4.531.971 pageviews. “Para grandes coberturas, são necessários vários ajustes dentro da equipe – desde horários alterados até colaboradores que ficam fazendo a ronda minuto a minuto no sistema da Justiça. Há uma grande triangulação entre o G1 Paraná, o G1 rede e o núcleo de rede da RPC. Já temos essa expertise, mas é sensacional saber que fomos o primeiro veículo da web a publicar a decisão do juiz que liberou o ex-presidente”, ressalta Sérgio Tavares, coordenador do G1.
O G1 Paraná também quebrou o recorde histórico de audiência do portal em novembro de 2018, quando contabilizou 45.876.172 pageviews no período. A cobertura do caso Daniel, as imagens captadas por câmeras de segurança em Guaratuba, o depoimento do ex-presidente Lula e o pedido de exoneração do juiz Sérgio Moro foram os principais destaques. Outros grandes factuais também renderam ótimos acessos, como o caso do bugio que atacou uma criança e um peão que ficou ferido após um acidente durante um rodeio em Loanda.
Tavares explica que a estrutura do portal está inserida na redação da RPC – afiliada Globo no Paraná. “Ao longo destes 10 anos tivemos muitas evoluções, tanto tecnológicas quanto na estrutura do time. Podemos dizer que antes usávamos 80% do conteúdo que passava na TV e apenas 20% de criação própria. Agora, 90% das matérias são produzidas pelo time G1 nos quatro cantos do Paraná e 10% é o que a TV divulga e nós complementamos”, analisa Tavares.
Multiplataforma, o G1 tem boletins na programação e participações nos telejornais com reportagens, links e o uso do QR code que direciona quem está assistindo ao jornal diretamente para a reportagem do G1. Tem uma edição exclusiva para o “Você na RPC”. De segunda à sexta-feira, os usuários do aplicativo recebem uma notificação e são convidados a assistir ao boletim com as primeiras notícias do estado. No final do ano passado, foi lançado o "Pod Paraná", o podcast do G1 Paraná. Os programas mostram um pouco da "nossa terra e da nossa gente". O podcast é semanal e em alguns episódios Ederson tem a companhia de um convidado especial para o andamento do programa.
Bibiana Dionísio, editora-chefe do G1, destaca que o PodParaná ratifica a característica multimídia da equipe. “Nestes dez anos, construímos know-how que nos permite repassar a notícia da melhor maneira conforme o veículo exige – seja ele televisão, rádio ou internet. Além dos factuais, daquilo que acontece dia após dia no nosso estado, temos a preocupação de levar para quem nos acompanha reportagens especiais com dados, entrevistas e análises de especialistas”, explica Bibiana.
“Discutimos temas que são importantes para a nossa sociedade. Ao mesmo tempo, com frequência, contamos histórias das pessoas que vivem aqui. São histórias emocionantes, de garra, de luta, histórias engraçadas. Textos que causam empatia com o público justamente por mostrar um pouco da vida de cada um”, complementa.
Sobre a RPC – Rede Paranaense de Comunicação
A RPC, fundada em outubro de 1960, foi a primeira emissora de TV do Paraná. Atualmente, conversa diariamente com mais de cinco milhões de paranaenses. Faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e é a afiliada Globo no Estado com emissoras em oito cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranavaí. Possui uma programação variada, exibindo conteúdo, jornalístico e de entretenimento, nacionais e locais. Nos programas locais, é priorizado o que acontece nas comunidades, com assuntos relevantes para a população de todas as regiões do Estado, de acordo com uma linha editorial ética e independente. Também leva o conteúdo e interatividade para a internet, com os portais G1 Paraná, Globo Esporte, Gshow e RPC. Além disso, possui os sites Negócios RPC e De Olho no Mercado, com informações sobre mídia e o mercado do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário