Mesa Sertão, primeiro móvel a base de cogumelos no país, assinado por Anima Studio Design para Mush | Créditos: Divulgação |
Peças assinadas feitas à base de micélio (parte vegetativa dos cogumelos) desenvolvidas pela Mush tem despertado a atenção de quem passa no BOOMSPDESIGN, evento âncora do festival. Desenvolvidos pela multipremiada startup paranaense de soluções biotecnológicas, em parceria com renomados escritórios de design brasileiros, os lançamentos destacam a tecnologia da Mush, pioneira no Brasil, que transforma resíduos da agroindústria em materiais resistentes, biodegradáveis, totalmente circulares, que quando descartados voltam à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.
Primeiro móvel feito à base de cogumelos do Brasil, a mesa Sertão, assinada pelo Anima Studio Design, possui conceito inspirado na região brasileira que costuma ser castigada pela seca e pela terra árida, a peça também evoca o poder das conexões e da vida que brota do solo. Carrega o significado da origem da matéria-prima que também vem da terra - material biotecnológico pioneiro no país desenvolvido pela Mush para o design, arquitetura e construção civil, feito a partir dos resíduos da agroindústria .
Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush | Créditos: Divulgação |
Outro lançamento desenvolvido a partir do material inovador da Mush, a luminária de teto Hogar leva assinatura do estúdio Ola Luminárias Acústicas. Criada para inspirar a sensação de acolhimento e pertencimento, a peça explora a conexão da natureza a partir das referências orgânicas e promove conforto lumínico e acústico no ambiente.
Luminária Hogar evoca conexão à natureza e inspira sensação de pertencimento. Assinada por Ola Luminárias Acústicas para Mush | Créditos: Divulgação |
Urna leva sustentabilidade ao último momento da vida
Urna Navegar, assinada por Furf Design Studio para Mush | Créditos: Divulgação |
A urna funerária Navegar, assinada pelo escritório Furf Design Studio, é outra peça que acaba de ser lançada pela Mush. Apresentada em paralelo à Semana de Design de SP, possui formato de “barquinho de papel” e foi concebida para trazer leveza, poesia e homenagear o último momento da vida. A partir do conceito de que navegar é uma forma simbólica de encerrar a jornada na terra, a urna pode se dissolver em poucos dias na água doce ou salgada, tornando-se um fertilizante natural, graças ao material biotecnológico da Mush à base de micélio. “Nosso material visa a circularidade, essencial para a manutenção da vida no planeta. Ele nasce do resíduo agrícola e retorna à natureza como fertilizante de plantas. A vida é feita de ciclos, e esta peça possui homenageia o fim da jornada de uma pessoa. Em seu último momento, ela impacta de forma positiva o meio ambiente e inspira as gerações futuras”, explica CEO da Mush, Eduardo Sydney.
Fundada em 2019 pelos sócios Eduardo Sydney, Leandro Oshiro e Antônio Carlos de Francisco, a Mush é uma startup paranaense, pioneira no Brasil em soluções biotecnológicas que aliam design, sustentabilidade e funcionalidade. Premiada nacional e internacionalmente, nasceu como incubada do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e desenvolve produtos para o setor da construção civil, arquitetura, decoração e design. Empresa carbono neutro, segue o conceito de negócio regenerativo, visando gerar impactos positivos ao meio ambiente. Desenvolve materiais feitos com micélio (parte dos cogumelos composta por uma rede de fibras finas que se assemelha a raízes), com propriedades antichamas que visam o conforto térmico e acústico, criados de maneira customizada. Com uma cadeia produtiva 100% circular, usa tecnologia para transformar resíduos da agroindústria em materiais resistentes, seguros e biodegradáveis, que se descartados, ainda voltam à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.
Premiações:
32º Congresso Brasileiro de Cosmetologia – menção honrosa embalagens sustentáveis | 2022
TOP3 Construtechs mais inovadoras no MINASCON | 2020
Campeã da Órbita Agro no Rocket Startup, da Rede Globo | 2020
2º Lugar - Concurso Internacional “From Linear to Circular Ideas” | 2021
Selo ODS | 2021
Brasil Design Awards | 2021
Selo ODS | 2022
Serviço:
Mush no dw! 2023 | boomspdesign
Aberta ao Público | das 12h às 20h
Local: Terraço COPAN
Endereço: Av. Ipiranga, 200 – República
Inscrição gratuita: www.eventbrite.com.br/e/boomspdesign-2023-tickets-549685402837
Nenhum comentário:
Postar um comentário