quinta-feira, 13 de abril de 2023

Mostra de Contadores de Histórias acontece em Curitiba com programação gratuita para todas as idades

Os espetáculos, bate-papos, oficinas e rodas de contação de histórias ocupam os espaços da CAIXA Cultural Curitiba entre os dias 26 e 30 de abril

A contadora Regina Machado Crédito: Divulgação

Entre os dias 26 e 30 de abril (quarta a domingo), a CAIXA Cultural Curitiba recebe a Mostra de Contadores de Histórias, realizada pela Travessia Arte e Educação e idealizada pelo contador de histórias Vinicius Mazzon, com incentivo do Colégio Positivo através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

A programação conta com 12 atrações gratuitas para todas as idades. Para esta primeira edição, a curadoria apostou em convidadas(os) nacionais, como a contadora Regina Machado, grande referência brasileira na área, e em artistas da cena curitibana. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 90 minutos antes das apresentações, e algumas atividades contam com interpretação em Libras.

A Mostra chega para promover a contação de histórias e refletir sobre a atuação do(a) contador(a) e o seu lugar na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que serve de ponte entre a produção local e a nacional. Ao todo, são seis espetáculos narrativos, dois bate-papos, duas oficinas literárias e duas rodas de contação.

Para o público infanto-juvenil, a Mostra oferece os espetáculos “Foi Coisa de Saci”, da Companhia ContaCausos (SC), “Histórias à Brasileira - Causos e cantorias para crianças”, com o Trio Dedo de Prosa (PR), “Os Malasartes”, com a Companhia Barbas de Molho (PR) e uma roda de contação de histórias com artistas convidados.

Já a programação adulta reúne os espetáculos “O Cristal e a Chama - Narrações de uma vida”, com Regina Machado (SP), “Visagem”, com Josiane Geroldi (SC), “A Arte de Governar a Si Mesmo”, com Daniella D’Andrea (RJ), e uma roda de contação de histórias com artistas convidados. A Mostra oferece, ainda, os bate-papos “Literatura Oral: ouvir as histórias que o povo conta” e “Formas de Narrar [uma história das práticas de narração em contexto urbano]”, além das oficinas “Mitos e Lendas Brasileiras”, com Daniel D’Andrea, e “Narração de si como prática artística”, com Giuliano Tierno. Para as oficinas, é necessário se inscrever previamente pelo e-mail nucleo.cultura@gmail.com.

Segundo o idealizador do evento, Vinícius Mazzon, a Mostra é uma pitada do que de melhor está sendo feito pelos contadores de histórias hoje em dia. “É uma oportunidade do público interessado na contação de histórias, sejam educadores, leitores, artistas ou que trabalham em instituições sociais, ter contato com espetáculos e bate-papos com participação de pessoas relevantes no cenário nacional e curitibano”, complementa ele, que é contador de histórias há 15 anos.

Sobre Vinícius Mazzon

Vinícius Mazzon nasceu em Campo Largo (PR), onde aprendeu a montar em onça e a fazer tantas coisas sem serventia. Ator desde os 19 anos, é contador de histórias, atuando em espetáculos e programas de difusão literária. É diretor da Travessia – Arte e Educação.

Serviço:

Mostra de Contadores de Histórias

26 a 30 de abril (quarta a domingo)

CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro)

Entrada gratuita com retirada de ingressos 90 minutos antes na bilheteria do Teatro

Inscrições para as oficinas: nucleo.cultura@gmail.com

Mais informações: www.instagram.com/nucleo_producoes

Espetáculo “Foi Coisa de Saci”

26/abr | 15h | Companhia ContaCausos (SC) | Livre

Sinopse: Saci é coisa que gente da cidade nega, diz que não tem, mas tem! Numa casa de caboclo, quando alguma coisa estranha acontece, as pessoas dizem que foi coisa de Saci! O espetáculo faz um passeio pelos causos da nossa gente brasileira que jura que viu, ouviu e até já colocou o Saci na garrafa.


Apresentação “O Cristal e a Chama - Narrações de uma vida”

26/abr | 20h | Regina Machado | 16 anos

Sinopse: Uma apresentação de contos de Tradição Oral, entretecidos por uma narrativa invisível que os une e que será o mote da conversa com o público que se seguirá às histórias apresentadas.


Espetáculo “Histórias à Brasileira - Causos e cantorias para crianças”

27/abr | 15h | Trio Dedo de Prosa (PR) | Livre

Sinopse: ​​Um espetáculo bem-humorado, com música ao vivo. Apresenta uma trama de contos, causos e músicas populares, entrelaçados por conversas que os atores improvisam com a plateia.


Bate-papo com Josiane Geroldi (SC) e Daniel D’Andrea (SP)

27/abr | 18h30 | Livre

Sinopse: Conversa sobre as possibilidades e a importância da pesquisa de campo para o contador de histórias. Josiane Geroldi contará como reuniu relatos para a criação da dramaturgia de alguns de seus espetáculos. Daniel D´Andrea compartilhará com a plateia suas impressões sobre a pessoa e obra de Ruth Guimarães. Falecida em 2014, Ruth foi uma das mais destacadas autoridades sobre os contos populares do Brasil, sobretudo do Vale do Paraíba.


Espetáculo “Visagem”, com Josiane Geroldi

27/abr | 20h | Companhia ContaCausos (SC) | 14 anos

Sinopse: As experiências com o medo, o desconhecido da noite, causos de mal assombro e visagem, relatos, crenças, modos de vida e linguagem compilados através de pesquisa e entrevistas com moradores de comunidades caboclas no oeste catarinense, ganham vozes e imagens no espetáculo que de maneira poética, procura difundir e estimular o reconhecimento das expressões da cultura popular/oral cabocla do sul do Brasil.


Bate-papo “Formas de Narrar [uma história das práticas de narração em contexto urbano]”

28/abr | 18h30 | Giuliano Tierno (SP) | Livre

Sinopse: Conversa sobre o fenômeno da narração de histórias como prática artística e como a criação estética produz uma dimensão ética na atuação do artista da palavra nas cidades. A contemporaneidade do fenômeno da contação de histórias e suas matizes rurais, urbanas, seus limites territoriais e suas inter-relações. A tríplice fronteira no trabalho de artistas/narradores entre memória, imaginação e invenção de si e como esta imbricação se realiza nas dimensões poéticas e políticas na performance artística do narrador.


Espetáculo “A Arte de Governar a Si Mesmo”

28/abr | 20h30 | Daniella D’Andrea (RJ) | 14 anos

Sinopse: Um príncipe temperamental e desinteressado, criado com excesso de cuidados por uma rainha viúva, é colocado sob a observação de um mestre ancião. A partir de uma história moldura da tradição oral árabe, o espetáculo se desenha como uma coletânea onde as histórias se entrelaçam. Assim, narrativas ancestrais provocam reflexões sobre o tema governo, e sobre sua relação com a consciência e a vida. Com direção de Warley Goulart. Com interpretação em Libras.


Oficina “Mitos e Lendas Brasileiras”

29/abr | 9h às 17h | Daniel D’Andrea | Livre

Sinopse: Esta oficina pretende revalorizar a importância de compreender nossos mitos e lendas, como autênticos depositários da memória ancestral das diferentes etnias conformadoras do Brasil. Este trabalho propõe redescobrir as origens, transformações e significados destas histórias à luz de recentes estudos no século XXI, de disciplinas como: Antropologia, Psicologia, Sociologia, Folclore, Arte Educação, entre outras. A oficina busca fazer uma autêntica radiografia do imaginário brasileiro, das regiões que compõem o país. Estes subsídios e saberes populares ajudarão os Contadores de Histórias, Educadores, Mediadores de Leitura a promover um renovado interesse por nossas raízes culturais, e imbuir às novas gerações no conhecimento da multiplicidade do imaginário brasileiro.


Oficina “Narração de si como prática artística”

29/abr | 9h às 17h | Giuliano Tierno | Livre

Sinopse: A primeira questão fundamental da oficina será a de localizar a narração de histórias como uma prática social artística e diferenciá-la de outras práticas sociais nas quais a narração de histórias também aparece. Reconhecer, junto aos participantes, as formas narrativas por eles conhecidas, por meio de partilhas das trajetórias pessoais como narrador/a. Estudaremos, a partir de exercícios e práticas narrativas, as fronteiras entre memória, imaginação e escrita nos processos de criação de contadores de histórias, elaborando coletivamente as dimensões ética, estética, política e poética do artista no ato de contar histórias.


Espetáculo “Os Malasartes”

29 e 30/abr | 16h | Companhia Barbas de Molho (PR) | Livre

Sinopse: O espetáculo utiliza-se do teatro, da contação de histórias e da música para apresentar cinco histórias do famoso personagem Pedro Malasartes nas andanças pelo país carregando as suas espertezas na luta pela sobrevivência diária. As histórias foram reescritas pelos quatro integrantes do elenco (que também compartilham a direção do espetáculo) explorando o trânsito entre os papéis de narradores e personagens. De maneira ágil, simples e divertida, o espetáculo tem classificação livre e preserva a tradição das narrativas populares para crianças, jovens e adultos. Com interpretação em Libras no dia 29/04.


Espetáculo “Roda de Contadores” com artistas convidados de Curitiba

29/abr | 20h | 14 anos

Com Cleo Cavalcantty e Luana Godin, Cido Vasconcelos, Hélio Leites e Carlos Daitschman.


Espetáculo “Roda de Histórias para Crianças” com artistas convidados de Curitiba

30/abr | 11h | Livre

Com Adriane Havro e Érico Viensci (Malasartes), Caroline Casagrande e Moira Albuquerque (Cia. Girolê), e André Daniel (Grupo Baquetá).


FICHA TÉCNICA

Concepção e Curadoria: Vinícius Mazzon

Mediação de leitura: Michelle Peixoto

Direção de Produção: Greice Barros

Assistência de Produção: Jéssica Quadros

Técnico de Luz: Victor Sabbag

Técnico de Som: Derico Santos

Tradutores de Libras: Fluindo Libras

Registro fotográfico e vídeo: Lucas Rachinski

Ilustração: Daniel Almeida

Designer gráfico: Adriana Alegria

Assessoria de imprensa e redes sociais: Platea Comunicação e Arte

Consultoria cenográfica: Paulo Vinícius

Cenotécnico: André Baliú

Estagiária cenotécnica: Mainu

Estagiária de produção: Iyamí_bg

Produção: Núcleo produções cultura e desenvolvimento

Realização: Travessia Arte e Educação

Incentivo: Colégio Positivo

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário