Parte do projeto de responsabilidade social da Lavoutique Lavanderia & Costura, entre recolhimento de plásticos, utilização de produtos biodegradáveis de alta tecnologia e campanhas ambientais, dos três mil cabides utilizados ao mês, 900 voltam para a lavanderia e são revertidos em descontos para os clientes nos novos serviços
A Lavoutique Lavanderia & Costura, que completa 10 anos de atuação em Curitiba, promove por meio de projetos de incentivo à conscientização dos clientes em relação ao meio ambiente e responsabilidade social. Em uma dessas ações, a lavanderia faz uma campanha com os clientes que devolvem os cabides utilizados pela lavanderia. Cada cabide devolvido equivale a um desconto de R$ 0,50 nos novos serviços.
A adesão dos clientes têm sido significativa ao longo desses anos, como mostram os números apresentados por Birgit Keller Marsili, proprietária da Lavoutique. De acordo com o levantamento feito por ela, dos três mil cabides usados no mês, 900 voltam para a lavanderia. O que representa 30% de cabides devolvidos. Alguns clientes menos frequentes, acabam ficando com os cabides, mas que, segundo a empresária, não chega a ser um problema, pois também é uma forma da lavanderia sempre ser lembrada por esses clientes.
“Aqui, sempre tivemos essa preocupação com a preservação do meio ambiente, desde que inauguramos a Lavoutique, estabelecemos protocolos rígidos neste sentido. Nossos colaboradores também são preparados para ter essa consciência. Oferecer descontos aos clientes que devolvem os cabides e as embalagens plásticas, seja por meio de delivery ou balcão, é também uma maneira de fidelizá-los. Sabemos que os clientes que, porventura, não devolvem, estão utilizando em casa e as peças não serão descartadas tão cedo, devido a qualidade do material. São muito úteis. O importante, nesse caso, é entender que este cabide não vai para o lixo”, explica Birgit Keller Marsili, proprietária da Lavoutique.
Responsabilidade Social
Outra campanha que tem dado muito certo, é que a lavanderia se tornou um ponto de coleta de tampinhas de plásticos e lacres das latinhas de alumínio. Essa campanha é feita em parceria com a Business Woman Professional Curitiba (BPW), junto com outras empresas. Segundo Birgit, no último mês, foram recolhidos 32,9 quilos de tampinhas e 3,10 quilos de lacres. Para se ter ideia, o asilo São Vicente de Paulo, com toda essa movimentação, consegue arrecadar um contêiner de tampas plásticas por mês, que eles trocam por fraldas.
As tampinhas e os lacres são convertidos em doações para para o asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. “Várias empresas de associadas da BPW entraram na campanha para que esse objetivo seja alcançado. Qualquer tampinha de plástico duro, tampinhas de garrafas de plástico, de pasta de dente, óleo de cozinha. Tudo vela essa troca. Tornar a lavanderia como um ponto de coleta das tampinhas é uma honra para nós. No asilo, esse material é revertido em fraldas geriátricas, muito utilizadas pelos idosos. O retorno do plástico é muito pequeno ainda. Estamos pensando numa campanha para que a devolução dos plásticos tenha uma adesão maior”, conclui Birgit.
Sobre a Lavoutique
Os empresários Birgit e Driano Marsili entraram no ramo de lavanderias em 2013 com vontade de fazer melhor e diferente. Preocupados com a sustentabilidade e excelência, estudaram, viajaram, formaram parcerias e importaram para Curitiba o que há de melhor no segmento de lavanderias a nível mundial. Equipamentos suecos e italianos, insumos alemães e a calorosa energia brasileira, são a fórmula especial da Lavoutique. Com ética, responsabilidade e máxima qualidade, oferecem serviços de costura, lavagem a seco, água e wet cleaning para tratar as roupas, artigos de cama, mesa e banho e tudo o que "veste" a casa. A Lavoutique, mais do que uma lavanderia de excelência, é a primeira do Brasil a assinar o pacto global da ONU, alinhando toda sua operação aos 17 princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A assinatura representa o comprometimento ético com o desenvolvimento da nossa sociedade e o alcance da agenda global de sustentabilidade.
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