Iniciativa reúne diretores dos sete municípios que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense
O diretor é peça-chave no ambiente escolar, e a liderança e gestão são fundamentais para o bom funcionamento das atividades, seja administrativa, pedagógica ou de relacionamento com a família. Para exercer essas funções, o gestor escolar precisa desenvolver diferentes competências. Com esse foco, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense oferece aos diretores das escolas dos sete municípios em que atua, o seminário “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”. Cerca de 140 gestores participam da formação, totalmente gratuita, oferecida em parceria entre o Instituto Positivo e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em 2021, o parecer sobre a Base Nacional Comum das Competências do Diretor Escolar. Na prática, são dez competências gerais que servem como base para os estados, municípios e redes de ensino avançarem em políticas de desenvolvimento de lideranças, formação, seleção e apoio dos profissionais da gestão. Essas competências são trabalhadas na formação com o objetivo de promover a discussão e permitir o acesso dos diretores a ferramentas importantes para melhor atuação.
De acordo com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, pesquisas apontam que o trabalho do gestor interfere na qualidade do trabalho realizado nas escolas. “Organizar as dimensões e expectativas mínimas de atuação, seguindo as competências e atribuições práticas, auxilia o gestor a visualizar seu papel. A formação oferecida permite compreender a real função e instrumentalizá-los para executá-la da melhor forma. É muito bom ver o ADE Litoral Paranaense, tão jovem, tomando decisões tão relevantes, como assinar essa parceria com o olhar voltado para as questões de gestão”, afirma.
O curso é coordenado pelo professor Mozart Ramos, e os módulos são 100% on-line. Entre os conteúdos ofertados estão: o papel do diretor na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, o compromisso com a formação continuada da equipe escolar, a profissionalização da gestão escolar, soluções inovadoras e criativas na gestão escolar e a importância do trabalho colaborativo.
Profissionais de mais de 150 municípios já receberam formação da Cátedra e as aulas síncronas e assíncronas facilitam a participação. “Queremos trazer estratégias e criar condições para profissionalizar a gestão e, consequentemente, melhorar a aprendizagem dos alunos. Temos um alto índice de interesse e satisfação após a conclusão do curso, o que reforça a importância e necessidade de formação nessa área”, destaca Mozart, que também é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto.
A gestora escolar do CMEI Sathie Midorikawa, de Paranaguá, Fernanda Rodrigues, é formada em Pedagogia e possui pós-graduação em Psicopedagogia e considera a formação em gestão escolar de grande relevância. “Tem sido uma oportunidade única que traz soluções para nossas práticas no cotidiano escolar. A formação mostra que o papel do gestor escolar vai além da assinatura de documentos e de resolver problemas na escola. Por meio das 10 Competências Gerais dos Diretores Escolares, ele atua na liderança, e isso precisa ser desenvolvido”, destaca.
Além de todo o conteúdo, o curso permite acompanhar e interagir com diretores de diversas outras escolas do Brasil, possibilitando a troca de experiências, diálogos e esclarecimentos de dúvidas. Segundo Fernanda, a formação proporciona uma reflexão sobre a essência da atuação do cargo de diretor, que é o pilar da escola. “Nossa gestão influencia diretamente nossos estudantes, seja de forma positiva ou negativa, se mal administrada. Tenho conseguido refletir sobre minhas práticas a cada orientação dos formadores. Quero poder aplicar, no cotidiano escolar, cada uma das competências, em busca de uma escola eficaz para garantir às nossas crianças uma escola pública de qualidade”, finaliza.
10 competências do diretor escolar
1 – Coordenar a organização escolar
2 – Prezar pela cultura organizacional
3 – Colocar a BNCC em prática
4 – Valorizar a equipe escolar
5 – Coordenar o Projeto Político Pedagógico (PPP)
6 – Gerenciar os recursos com eficiência
7 – Ter proatividade
8 – Promover a parceria entre a escola, famílias e comunidade
9 – Promover o respeito e a empatia
10 – Incentivar um ambiente baseado em valores
Nenhum comentário:
Postar um comentário