quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Uso de suplementos alimentares e o risco da sobrecarga renal

No Dia do Nutricionista (31/08), a Pró-Renal alerta para problemas renais provocados pelo uso indiscriminado de suplementos

Uma pesquisa promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (ABIAD) identificou que os suplementos alimentares e vitamínicos estão presentes em 59% dos lares, com no mínimo uma pessoa consumindo. O dado segue algumas tendências dos últimos anos, quando houve aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar e outros objetivos específicos como a redução de gordura corporal, aumento de massa muscular e desempenho físico.

O aumento do consumo desenfreado de suplementos também acende um alerta em um país que, todos os anos, tem cerca de 2 milhões de diagnósticos de insuficiência renal ocasionada primeiramente pela hipertensão e diabetes – principais causas de Doença Renal, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Isso porque a suplementação sem orientação especializada pode acarretar em graves problemas, como a sobrecarga renal. 

Mayara Olikszechen

“Quando há uso indiscriminado de suplementos a taxa de filtração dos rins pode reduzir. Assim os rins deixam de realizar funções básicas como por exemplo a eliminação de toxinas”, explica Mayara Olikszechen, Nutricionista do Ambulatório de Nefrologia da Fundação Pró-Renal Brasil. A entidade, que se dedica à pesquisa, tratamento e conscientização sobre a prevenção das doenças renais, aproveita o Dia do Nutricionista (31/08) para destacar os riscos do uso indiscriminado de suplementos alimentares.

Consumo de suplementos deve ter orientação profissional

Vitamina D, whey protein, glutamina, creatina, ômega 3, multivitamínicos, energéticos e hipercalóricos. A lista de suplementos alimentares consumidos no Brasil é extensa e o acompanhamento de um profissional de nutrição é indispensável. “O nutricionista é o profissional capacitado para prescrever uma dieta e também suplementos quando necessário, pois nem todo paciente precisa de uma suplementação. É importante saber que o que pode ser benéfico para uma pessoa, pode não ser para outra”, pontua Mayara.

Outro ponto de atenção é o acompanhamento da saúde por meio de exames regulares de urina, sangue e imagem para avaliar como está a função renal e se há a necessidade de suplementação, bem como identificar os sinais de que algo não vai bem. “A doença renal geralmente é assintomática. Muitos pacientes só vão perceber alguma alteração quando estão nos estágios finais da doença”, alerta a nutricionista. Além disso o uso inadequado de suplementos proteicos, vitamina D e vitamina C, ainda podem ocasionar cálculos renais (pedra nos rins) a longo prazo principalmente se são utilizados sem a prescrição médica ou nutricional.

Na Pró-Renal, onde passam cerca de seis mil pacientes renais por ano, a equipe multiprofissional é responsável por avaliar o quadro clínico de cada indivíduo, para fornecer acompanhamento personalizado para prevenção e controle da Doença Renal. Os profissionais de nutrição identificam as reais necessidades alimentares e caso necessário prescrevem a suplementação para o paciente. A primeira recomendação é a de evitar o consumo de qualquer suplemento sem necessidade pois pode comprometer a saúde. “Procure uma nutricionista para ajustar sua alimentação. Não siga dietas da moda. Se você é hipertenso ou diabético, indiferente do uso de suplementos ou não, faça exames de rotina para saber como está sua função renal”, finaliza Mayara.

Sobre a Pró-Renal - Criada em 1984 por iniciativa do médico Dr. Miguel Carlos Riella, a Fundação Pró-Renal é uma entidade beneficente que cuida integralmente de pacientes em tratamento conservador (pré-diálise) para evitar a progressão da doença renal e promover a qualidade de vida. Atualmente, atende cerca de 6 mil pacientes por ano e também desenvolve campanhas educativas nas empresas, escolas e comunidade para a conscientização e prevenção das doenças renais. www.pro-renal.org.br / @fundacaoprorenal

Serviço: 

Fundação Pró-Renal

Endereço: Vicente Machado, 2190

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h

Contato: (41) 3312-5414 e (41) 3312-5425

Nenhum comentário:

Postar um comentário