Ação acontece durante o 3º Festival Inclusão em Cena no Museu Oscar Niemeyer
O Instituto Buko Kaesemodel (IBK) será um dos expositores no 3º Festival Inclusão em Cena, que acontecerá no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, nos dias 23 a 25 de maio de 2024. O evento é realizado pelo Coletivo Inclusão e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O objetivo central do festival é destacar, discutir e despertar consciências sobre a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade brasileira.
Durante o evento, o IBK, através do Programa Eu Digo X, apresentará informações sobre a Síndrome do X Frágil, uma condição genética frequentemente associada ao autismo. O instituto também promoverá uma ação para conscientizar sobre a importância do respeito à hipersensibilidade auditiva, uma condição comum em pessoas com a Síndrome do X Frágil, bem como em outras síndromes e doenças raras.
Em uma parceria com a Vonder, o Programa Eu Digo X disponibilizará abafadores de som para pessoas com hipersensibilidade auditiva durante o festival. Essa ação busca não apenas proporcionar um ambiente mais confortável para os participantes, mas também sensibilizar o público sobre a necessidade de adaptações que tornem os espaços públicos mais acessíveis e acolhedores.
Além das atividades no festival, o IBK recolherá abafadores e fones de ouvido em bom estado para doação na Campanha SOS Famílias Atípicas do Interior do RS. Esta campanha visa ajudar famílias do Rio Grande do Sul que convivem com Autismo, Epilepsia, Síndromes ou outras necessidades especiais. Após o festival, os abafadores utilizados no evento serão doados para essas famílias, em parceria com a Vonder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário