sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Projeto oferece últimas oficinas de cerâmica para grupos de terceira idade

As aulas são gratuitas e vêm sendo realizadas desde junho em espaços distribuídos pelas 10 Regionais de Curitiba. Ao todo, foram ministradas cerca de 50 oficinas atingindo aproximadamente 1.400 idosos

O Projeto Tauá – A Sabedoria das Mãos é uma iniciativa do arte-educador e ceramista Fabio Mazzon
e tem como objetivo  promover qualidade de vida aos participantes /
Foto: Maurício Morais

Desde junho os idosos de Curitiba estão tendo a oportunidade de participar de oficinas gratuitas de cerâmica nos Núcleos das Regionais, mantidos pela Prefeitura. Tauá – A Sabedoria das Mãos é um projeto do artesão, músico, arte-educador e ceramista Fabio Mazzon, que desde 2004 produz peças de cerâmica, a partir de pesquisas sobre técnicas ancestrais de modelagem e decoração utilizadas por povos originais e indígenas brasileiros.

Ao todo serão realizadas cerca de 50 oficinas, sendo que 10 delas voltadas para frequentadores dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Curitiba. As duas últimas sessões acontecerão nesta sexta (27/09) no CRAS Fazendinha e na segunda (30/09) no CAPS Portão.

“Mexer com a argila é terapêutico, pois ajuda a equilibrar as emoções, estimula a criatividade, a concentração e a imaginação”, declara Fabio.

Outro benefício do projeto é que ele promove a interação social. As oficinas são voltadas para grupos. “A ideia também é combater a solidão, o tédio e a baixa autoestima, sentimentos comuns nesta faixa etária”, avisa.

Durante as sessões, com duração de 2 horas, os participantes confeccionam peças com argila a partir de técnicas ancestrais, como o acordelado, por exemplo, utilizadas pela maioria das comunidades indígenas. Cada participante confecciona sua própria peça e ao término da oficina pode levar para casa o que produziu.

Projeto Tauá / Foto: Maurício Morais

Além da prática, a oficina também aborda, por meio de conversas, aspectos históricos e culturais a respeito da utilização da cerâmica, desde a antiguidade até a atualidade. E, ainda, a valorização do idoso entre os povos indígenas e o papel e desempenho que exercem na atual sociedade. A ação inclui ainda uma exposição de peças de cerâmica indígenas entre outros objetos artesanais.

“Infelizmente, as pessoas na terceira idade são desvalorizadas e perdem seu espaço no mercado de trabalho, por isso nossa intenção é proporcionar com as oficinas um espaço cultural estimulante, inclusivo e diferenciado”, conta o artesão e pedagogo Pietro Rosa, também ministrante da oficina e que há anos desenvolve trabalhos com crianças, jovens e adultos, inclusive com necessidades especiais.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Positivo

Sobre Fabio Mazzon – idealizador do projeto

Músico, Luthier, Ceramista, Arte Educador, Bacharel e Licenciado em Geografia, desde 1998 pesquisa manifestações musicais e se dedica a confecção e execução de diferentes instrumentos de percussão presentes nas Culturas Nacional e Mundial.

Possui um trabalho específico de criação de instrumentos musicais de cerâmica, com inspiração e referências em diferentes culturas.

Há 25 anos participa como percussionista de diferentes grupos e espetáculos musicais e teatrais. Cria trilhas sonoras para projetos literários e realiza gravações em estúdio, já tendo participado como músico e arranjador de mais de 20 CDs. Integra o grupo Studium Musicae, que pesquisa e trabalha repertórios de música medieval e músicas tradicionais de diferentes países.

Empreende projetos culturais e desenvolve oficinas nas áreas da Música, Lutheria e Cerâmica.

Redes Sociais:

facebook.com/projetotaua

instagram.com/projetotaua

Contatos:

Produção

Fabio Mazzon

fabiomazzon@yahoo.com.br

41 99986-3030

Nenhum comentário:

Postar um comentário