Mulheres, pessoas não binárias e mulheres transgênero da indústria de animação podem se inscrever para concorrer à oportunidade de participar do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2025
Os projetos de animação devem ser enviados até o dia 7 de fevereiro de 2025 no site da WIA Divulgação |
Estão abertas, pelo quarto ano consecutivo, as inscrições para o programa Stories x Women, criado pela Women in Animation (WIA)em colaboração com a Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF), a UNESCO e com o apoio da The Walt Disney Company. A iniciativa busca ampliar a diversidade de vozes na animação em nível global.
O programa, que é um dos poucos a levar equipes ao Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e oferecer mentoria e treinamento, tem como foco apoiar e criar oportunidades para mulheres, pessoas não binárias e mulheres transgênero da indústria de animação de comunidades emergentes da América Latina, África e Ásia, ajudando-as a compartilhar suas histórias autênticas e acessar oportunidades internacionais.
Os participantes devem apresentar um projeto de animação pronto para inscrição no site da WIA até 7 de fevereiro de 2025. As equipes selecionadas terão a oportunidade de apresentar o projeto no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que será realizado de 8 a 14 de junho de 2025. Cinco equipes, de até duas pessoas, serão selecionadas e receberão sessões de mentoria e orientação conduzidas por líderes internacionais renomados no setor de animação. Além disso, os custos com viagem, hospedagem e credenciais serão cobertos pela WIA.
"Quando começamos o Stories x Women há quatro anos, sabíamos que o programa teria um impacto positivo nas mulheres talentosas e nas pessoas não binárias criativas de mercados emergentes", afirmou Marge Dean, presidente da WIA. "Desde então, vimos o número de inscrições crescer a cada ano, o que comprova o incrível talento ainda não explorado que existe ao redor do mundo. Ao lançarmos a quarta edição, temos orgulho de ver que o programa abriu portas e ampliou o acesso para dezenas de pessoas criativas que contam histórias".
Nos dois primeiros anos, equipes lideradas por mulheres de mais de 24 países enviaram suas inscrições. Dentre elas, 16 delegações foram selecionadas, representando países como Argentina, Brasil, Peru e República Dominicana na América Latina. Na edição mais recente, três projetos latino-americanos foram premiados:
AIMÓ, liderado por Fernanda Alves Salgado em colaboração com Giuliana Danza, ambas do Brasil;
Jaé Natal! (S’up Navidad), liderado pela brasileira Camila Padhila com colaboração de Roger Keesse;
Karetabla, produzido pela argentina María Rosario Carlino e dirigido por Carlos Zerpa, da Venezuela.
Os vencedores destacaram a importância do programa, elogiando a valiosa experiência de aprendizado e a oportunidade de apresentar seus projetos em Annecy.
O apoio ao Stories x Women faz parte da iniciativa Future Storytellers da Disney, programa que busca ampliar a diversidade em todas as etapas da produção de conteúdo audiovisual, permitindo que novas vozes e olhares, tanto na frente quanto atrás das câmeras, contribuam para a criação de histórias cada vez mais ricas e representativas.
Mais informações e inscrições no site da WIA. O prazo final para envio das candidaturas é 7 de fevereiro de 2025, sendo obrigatório que os participantes tenham proficiência em inglês.
Sobre a WIA
A WIA imagina um mundo em que mulheres e pessoas de identidades de gênero sub-representadas compartilhem plenamente da criação, produção e das recompensas da animação, resultando em entretenimento e mídia valiosos e diversos que impulsionam nossa cultura. A missão da WIA é reunir uma comunidade global de profissionais de animação para empoderar e apoiar pessoas de identidades de gênero sub-representadas no campo artístico, científico e comercial da animação, aumentando o acesso a recursos, criando oportunidades educacionais, promovendo conexões sólidas entre pessoas e inspirando a excelência. Para mais informações ou para se juntar à WIA, visite womeninanimation.org ou siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram.
Sobre a FIAPF
A FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos) representa produtores de todo o mundo e reúne 36 organizações nacionais de produtores de 29 países. O objetivo da FIAPF é defender os interesses criativos, legais e regulatórios do setor de produção cinematográfica em nível global. A FIAPF também gerencia o Programa de Acreditação de Festivais Internacionais de Cinema, que reúne 44 festivais internacionais de cinema de 27 países, nos cinco continentes, para alinhar os interesses de produtores e festivais em benefício dos filmes. Siga-nos no Twitter Producers e Twitter Festivals.
Sobre a UNESCO
A UNESCO é a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Ela contribui para a paz e a segurança, promovendo a cooperação internacional em educação, ciências, cultura, comunicação e informação. A UNESCO incentiva o intercâmbio de conhecimento e a livre circulação de ideias para acelerar o entendimento mútuo e uma compreensão mais profunda da vida humana. Os programas da UNESCO apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2015. Para mais informações, acesse: UNESCO
Sobre The Walt Disney Company
A The Walt Disney Company, juntamente com suas subsidiárias e afiliadas, é uma empresa internacional diversificada, líder em entretenimento e mídia, que abrange três principais segmentos comerciais: entretenimento, esportes e experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário