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Ação de Conscientização sobre Autismo e Sindrome do X Frágil / Valterci Santos |
Em alusão ao Mês da Conscientização do Autismo, o Instituto Buko Kaesemodel, em parceria com a Vonder e os shoppings ParkShopppingBarigui e Jockey Plaza e o Supermercado Festval, promoverá uma ação especial para sensibilizar a comunidade sobre o Autismo e a Síndrome do X Frágil. A iniciativa ocorrerá no ParkShopping Barigui no dia 5 de abril e no Jockey Plaza no dia 12 de abril, e no Supermercado Festval no dia 26 de abril.
Com o slogan "Parece Autismo, mas não é", a campanha visa ampliar o conhecimento sobre a Síndrome do X Frágil, condição genética frequentemente confundida com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e conscientizar sobre a hipersensibilidade auditiva comum em ambas as condições.
Durante o evento, serão disponibilizados abafadores de ruído para pessoas com autismo e síndromes raras que apresentam aumento da sensibilidade auditiva. Os equipamentos permitirão que os participantes transitem pelo shopping com maior conforto, minimizando o impacto de sons altos e abruptos. Os abafadores serão higienizados a cada uso e contarão com proteção descartável. Para utilizá-los, pais ou responsáveis deverão assinar um termo de responsabilidade e devolução do equipamento.
Para a idealizadora do Programa Eu Digo X, Sabrina Muggiati, essa ação reflete a busca incessante das famílias pela real inclusão de seus filhos autistas na sociedade. “É extremamente gratificante ver seu filho ser acolhido e respeitado em um local público”, enfatiza.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a prevalência do autismo tem aumentado significativamente, com estimativas indicando que 1 em cada 36 crianças de até 8 anos seja autista nos EUA. Extrapolando esses dados para o Brasil, pode-se estimar que aproximadamente 5,95 milhões de pessoas no país sejam autistas, segundo a Revista Autismo. Já a Síndrome do X Frágil é menos conhecida e muitas vezes confundida com outras condições, o que dificulta o diagnóstico precoce e adequado.
Rafaela Kaesemodel, vice-presidente do Instituto Buko Kaesemodel, reforça a importância de iniciativas como essa para promover o entendimento e reduzir o preconceito em relação ao uso de abafadores de ruído. "Muitas pessoas ainda desconhecem a hipersensibilidade auditiva no autismo e como um simples abafador pode fazer diferença na vida de quem enfrenta esse desafio. A ação visa desmistificar esse uso e mostrar que pequenas adaptações podem tornar os espaços mais acessíveis para todos", afirma.
O modelo utilizado nesta ação é o Abafador de Ruídos Tipo Concha ARV 200 VONDER, que permite a atenuação de ruídos – NRRsf de 9 dB, permitindo melhor conforto acústico a quem utiliza. Outro ponto importante é com relação à ergonomia, com estrutura em ABS, PVC e espuma de poliuretano, que o torna leve e confortável, fatores importantes ao se considerar a rotina e possibilidade de aumentar a independência e convivência de pessoas que possuem algum grau de TEA em espaços públicos com a melhor comodidade e experiência de visitação.
Para a VONDER é uma grande satisfação ter um produto que compõe sua expressiva e premiada linha de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como fator de socialização e integração das pessoas com TEA e outras condições com hipersensibilidade auditiva ao convívio social em ambientes públicos.
A iniciativa promete não apenas sensibilizar a comunidade sobre essas condições, mas também oferecer suporte e inclusão para aqueles que lidam com elas diariamente, tornando o espaço público mais acessível e acolhedor para todos.
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