Síncope Grupo de Teatro (SGT) promove experiência profissional a estudantes em formação para o mercado artístico
![]() |
Crédito: Síncope |
O Síncope Grupo de Teatro (SGT), formado por estudantes de teatro da Casa de Cultura Síncope, estreia a peça "A Mansão" na mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba, entre os dias 04 e 06 de abril, no Teatro Ênio Carvalho. O SGT é um grupo de estudo, pesquisa e prática teatral avançada, com objetivo de preparar estudantes em formação para o mercado artístico.
Conduzido por Júlia Dassi, diretora cênica e teatral, e Vick Napoli, diretora de movimento e preparação corporal, o grupo promove uma experiência profissional desde os primeiros passos. Para integrar o SGT, os alunos passam por uma audição seletiva, que não apenas avalia o desempenho artístico, mas também oferece feedbacks específicos simulando o ambiente do mercado de trabalho cultural.
"Acreditamos que proporcionar aos alunos uma experiência semiprofissional como esta, transforma suas habilidades e abre portas para o futuro. Estrear no Festival de Curitiba não é apenas um privilégio, mas um grande aprendizado para os artistas em formação", destaca Júlia Dassi, co-diretora da Síncope.
Além de desenvolver peças autorais, o grupo também se dedica a adaptações. Em 2025, eles trazem uma adaptação livre do livro "A Mansão Hollow", de Agatha Christie, uma trama envolvente repleta de mistério, segredos e reviravoltas psicológicas. Para os alunos, essa oportunidade representa um momento de superação e conexão com o público.
"A preparação foi desafiadora e emocionante ao mesmo tempo. Encarar os ensaios intensivos e trabalhar em uma peça de tanta complexidade me fez crescer muito como ator e como pessoa", compartilha Rafael Bahls, um dos alunos do grupo.
A Mansão
Em "A Mansão", um grupo de amigos se reúne em uma casa isolada para um fim de semana, que rapidamente se transforma em um cenário de mistério e tensão após o assassinato de um dos convidados. A chegada de um detetive brilhante desencadeia uma investigação intensa, onde segredos e mentiras vêm à tona. Livremente inspirada em "A Mansão Hollow", de Agatha Christie, a peça explora a astúcia do detetive e a profundidade dos personagens, conduzindo o público por um intrigante jogo psicológico repleto de reviravoltas.
Serviço:
Espetáculo: A Mansão Gênero (Drama)
Classificação indicativa: 12 anos Datas: 04, 05 e 06 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro Ênio Carvalho - Rua Mateus Leme, 990
Ingressos: Inteira - R$50 | Meia - R$25 (à venda na bilheteria do Festival de Curitiba)
Ficha Técnica:
Companhia: SGT - Síncope Grupo de Teatro
Direção: Júlia Dassi
Direção de movimento: Vick Napoli
Direção de produção: Júlia Dassi
Assistência de produção: Lari Damas
Redes sociais: Emanuel Bill e Giovanna Castro
Texto original: Agatha Christie
Adaptação: Júlia Dassi
Realização: Síncope Casa de Cultura
Elenco: Aline Resende, Breno Machado, Doug Cruz, Emanuel Bill, Gabi Coutinho, Giulia Gon, Guilherme Stockler, Laura Maddalozzo, Luísa Teles, Mel Hachiguti, Rafael Bahls, Thalyta Cavalli.
Figurinos: Luísa Teles e Rafael Bahls
Identidade Visual e Cenografia: Doug Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário