terça-feira, 8 de julho de 2025

Exposição “Julho Âmbar – Retratos do Luto Parental” entra em cartaz na Assembleia Legislativa do Paraná

Divulgação

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe, até 11 de julho, às 12h, a exposição “Julho Âmbar – Retratos do Luto Parental”, realizada pela Associação Dando Voz ao Coração. A mostra apresenta fotografias em preto e branco enviadas por 27 famílias que enfrentaram a dor da perda de seus filhos. São registros de momentos singulares como gestação, infância e homenagens simbólicas.

Com curadoria de Katia Velo e co-curadoria de Fernanda Góss Braga, a exposição foi pensada como um espaço de acolhimento e reflexão. “Optamos por retirar as legendas e padronizar as imagens em preto e branco, buscando um olhar mais sensível e respeitoso para essa dor silenciosa”, explica Katia.

A mãe Roberta Lopes Guiso, uma das participantes, expressa a importância da mostra: “Manter viva a memória da minha filha é o que me move. A sociedade ainda silencia o luto e isso machuca.”

A ambientação, com arranjos florais de Rodrigo Carneiro (Agapanthus), traduz a linguagem do afeto e da ausência. Os elementos florais representam simbolicamente a presença e a permanência do amor.

Como parte da programação, acontece na quarta-feira (10), às 15h, no Salão Nobre da ALEP, o Café das Estrelas, encontro exclusivo para pais e mães enlutados. A participação é gratuita e mediante inscrição: https://forms.gle/nudujrF6A429qxYK8

”Enquanto organização da sociedade civil, assumimos o compromisso de contribuir para a construção de políticas públicas, e de dar voz às famílias que passam por enfrentamentos de saúde”. Finaliza Fernanda.

Serviço:

Exposição: Julho Âmbar – Retratos do Luto Parental

Data: 7 a 11 de julho de 2025

Horário: 9h às 18h (encerramento dia 11 às 12h)

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salette, s/n – Centro Cívico, Curitiba – PR

Entrada gratuita

Realização: Associação Dando Voz ao Coração

Curadoria: Katia Velo

Co-curadoria: Fernanda Góss Braga

Divulgação: Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Apoio: Agapanthus, Assembleia Legislativa do Paraná, Centro Educacional de Arte Guido Viaro, Digital Fotos, Jornal Folha da Mulher, Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação, ManuPekena Biscuit, Vírgula Podcast.

Observação: É necessário apresentar documento com foto para acesso à ALEP. A entrada é feita por reconhecimento facial. Não há estacionamento disponível para visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário