terça-feira, 18 de novembro de 2025

UniCuritiba sedia 1º Simpósio de Bem-estar Animal

Evento nos dias 24 e 25 de novembro vai discutir práticas e políticas voltadas ao bem-estar animal na administração estadual

Divulgação

Debater estratégias éticas e sustentáveis na relação entre humanos e animais. Esta é a proposta do 1º Simpósio de Bem-estar Animal na Administração Pública Estadual, que será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no auditório do UniCuritiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no link do 1° Simpósio de Bem-estar Animal.

Durante dois dias, profissionais e estudantes da área de Medicina Veterinária, pesquisadores e gestores públicos vão discutir práticas e políticas voltadas ao bem-estar animal em diferentes contextos da administração estadual. O objetivo é conectar áreas como saúde, segurança pública, direito, biologia e políticas públicas.

Entre os temas desta primeira edição do evento estão o manejo de equinos na equoterapia, práticas de adestramento e bem-estar em operações com cães, emprego de equinos na segurança pública, saúde e controle de zoonoses, legislação e crimes contra animais, resgate de animais em emergências, pesquisas acadêmicas e inovações científicas, além de ações integradas de órgãos públicos em prol da proteção animal.

O simpósio é promovido pela Polícia Militar do Paraná e terá palestras e painéis temáticos conduzidos por representantes de diferentes instituições, como o Regimento de Polícia Montada (RPMon), Centro Integrado de Operações de Comando (CIOC), Centro Veterinário (CVET), Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), além de universidades.

Divulgação

O médico veterinário Luís Felipe Kühl, professor e responsável técnico da Clínica Escola de Medicina Veterinária do UniCuritiba, diz que o bem-estar animal é um tema interdisciplinar e requer integração entre medicina veterinária, direito e políticas públicas. “Sediar este evento é muito importante porque não apenas sensibiliza a comunidade sobre a importância do bem-estar animal, mas também coloca o meio acadêmico como ponte entre a teoria científica e a prática administrativa.”

Atendimento à comunidade

A preocupação do UniCuritiba com a saúde e o bem-estar animal vai além da discussão e da pesquisa. A instituição mantém uma Clínica Escola de Medicina Veterinária aberta à comunidade. Com capacidade para 150 atendimentos mensais, o local oferece consultas, vacinas, exames e demais procedimentos clínicos e cirúrgicos.

A clínica fica na rua Dr. Pamphilo D'Assumpção, em frente ao número 93, no bairro Rebouças (lateral da rua Chile, 1.678, no Campus Milton Vianna). Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, mediante agendamento pelo telefone (41) 99979-4767.

Serviço:

O quê: 1º Simpósio de Bem-estar Animal na Administração Pública Estadual

Quando: 24/11 e 25/11, das 8h às 16h40

Onde: auditório do UniCuritiba - rua Chile, 1.678, bairro Rebouças

Quanto: gratuito

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMrhkLCoWI8e3ZyDjuX8HdNXjdT15js3sni6sN8UV-IDqFmg/viewform

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).  

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário