Projetos do bar, loft e banheiro utilizaram padrões de MDF da Guararapes, apoiadora da mostra
Um bar com uma jabuticabeira que remete a momentos no campo, um loft que interpreta a cidade como um organismo vivo, um banheiro inspirado no ventre de uma mulher grávida e na filosofia japonesa wabi-sabi. Esses projetos estão na CASACOR Goiás 2023, que traz o tema “Corpo & Morada”, e têm como ponto em comum diferentes aplicações e combinações do MDF.
Todos utilizaram MDF da Guararapes, apoiadora da mostra e referência nacional no setor. “O MDF permite diferentes aplicações, e os arquitetos da CASACOR Goiás exploraram muito bem essa versatilidade, utilizando seis padrões, sendo quatro lançamentos deste ano”, explica Fernanda Moceri, coordenadora de Produto Especificação da Guararapes.
Confira os detalhes dos três ambientes:
Bar Spotta
O “Bar Spotta”, projetado pela arquiteta Luísa Azevedo, foi pensado para atender o público da mostra em um ambiente convidativo e envolvente. O destaque do projeto é o MDF Curupixá Ripado (linha Madeiras do Brasil), lançamento da Guararapes. O material é inspirado na madeira exótica de mesmo nome, típica do norte do Brasil, e já vem com desenho de ripas.
“A textura do MDF segue o mesmo sentido das ripas, proporcionando realismo e também economia de tempo e material. Trabalhamos ele aplicado diretamente nas paredes, como painéis”, explica a arquiteta. O banco do bar foi projetado com o padrão Tecno (Linha Metalic), também lançado recentemente pela Guararapes, e inspirado nas texturas metálicas das caixas de som, assistentes virtuais e smart gadgets. “Esse MDF traz a união entre o brilho do pigmento metalizado e uma trama estreita, criando um padrão diferenciado com aspecto tecnológico que acrescenta modernidade e inovação ao ambiente”, detalha.
Loft Urbano
Para o “Loft Urbano”, os arquitetos Douglas Santana, Mariana Hamer e Iara Miquelin se inspiraram na cidade como um organismo vivo e extensão do corpo. “Criamos um imponente painel na sala de jantar, utilizando o MDF São Paulo, que permite diferentes interpretações. De longe, assemelha-se a um pedrisco, mas quando olhamos com cuidado, revela a beleza da cidade mais populosa do país”, comenta o trio. O padrão São Paulo (linha Perspectivas) foi premiado com o iF Design Award em 2022, a mais importante premiação do design no mundo.
Para trazer bem-estar e aconchego, os arquitetos criaram um forro amadeirado no MDF Tauari Ripado (linha Madeiras do Brasil), lançamento da Guararapes. “Aqui, o revestimento, que já tem o aspecto ripado, foi utilizado juntamente com um painel em Pedra Amazônia, criando uma combinação interessante de diferentes texturas e materiais”, detalham. Já no quarto, as paredes foram revestidas com o recém-lançado MDF Cinza Perfeito (linha Colors), para trazer mais sobriedade e contrastar com a obra do artista goiano Marcelo Solá. O mesmo produto foi utilizado no mobiliário da cozinha.
Banho Corpo & Templo
Isabela Cardoso, Letícia Rosa e Pedro Nunes desenvolveram o banheiro para os visitantes da mostra: o projeto “Banho Corpo & Templo”. O espaço reflete características da filosofia japonesa wabi-sabi, que valoriza a imperfeição, as formas orgânicas e rudimentares, aproximando o público do seu estado natural. A planta do projeto foi inspirada no formato do ventre de uma mulher grávida, relembrando o corpo feminino como a primeira morada de um ser humano.
Para isso, utilizaram nas cabines o MDF Amana (linha Magma), que tem como inspiração formações rochosas compostas por minerais depositados ao longo do tempo. “Esse MDF, com textura e desenho de pedra, traz diferentes sensações de toque e de visual, criando uma combinação perfeita em nosso ambiente”, detalha a equipe. O uso de vegetações, tonalidades claras e pedras de mármore com corte rústico também são elementos marcantes no ambiente.
O público pode conferir esses três projetos na 26ª CASACOR Goiás, entre os dias 06 de maio a 02 de julho de 2023, no Flamboyant Shopping. Para mais informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/goias/
Sobre a Guararapes
A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF, e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com 39 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 600 mil m³ de MDF e 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente à marcas de dedos, calor, raios solares e microrriscos), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Também conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário